domingo, 27 de março de 2011

Por que não tentar entender?

No dia 2 fevereiro aconteceu mais uma vez. Após outro vexame o Corinthians estava fora Libertadores da América. Fato que se repete todas as vezes em que o Timão disputa o torneio. O que veio depois também faz parte da rotina. Protestos, depedração do patrimônio do clube, carros de jogadores quebrados e boleiros medrosos achando melhor ir jogar bola longe do Parque São Jorge.

O que eu vou dizer agora é polêmico e sei que muita gente não concordará. Sou contra qualquer tipo de violência. Por isso não acho que exista justificativa para o que foi feito. Mas devo dizer que entendo perfeitamente as motivações de quem fez isso. E o que eu estou dizendo nao é contraditório. Vou tentar explicar.

O Corinthians, na grande maioria dos casos é única forma que muitos de nós corinthianos temos para nos sentirmos importantes. É a maneira que essas pessoas encontram para fazer parte de alguma coisa grande. A expressiva maioria é pobre, excluída. São moradores da periferia e que trabalham em sub empregos. Mas são, sobretudo, orgulhosos de serem corinthianos. E não, eles não se sentem apenas torcedores do Corinthians, eles se sentem parte dele. Em muitos casos isso é tudo que eles têm.

Ou seja, na vitória eles (confesso que eu também) acreditam que têm participação nisso. O simples fato de pagar por um ingresso e ir cantar no estádio faz com que eles se sintam parte integrante do clube. Da mesma forma, em uma derrota como esta, eles sabem que fizeram a parte deles, mas como os jogadores não fizeram, na cabeça deles, devem ser punidos. Eles se sentem desrespeitados, zombados, usados. Vejam bem, não estou defedendo a violência, estou tentando explicar.

Se o cidadão que ganha milhões e entra em campo com o manto sagrado entender isso, sinceramente não espero que aconteça, é bem capaz que não vejamos mais este tipo de manifestação. Enquanto isso, temos que entender que isso é Corinthians. Não há como separar o povo dele e ele seguirá sendo a coisa mais importante da vida de muitas pessoas.

Um comentário:

  1. AMEI!!! Total compartilho deste mesmo pensamento... abomino a violência e qualquer ato relacionado a ela, que não parece ser ter menor sentido, mas que se analisado com outros olhos há uma justificativa, que não a trasforma em certa, mas que a explica... É o time do povo, é o Coringão!!!! Corinthians é maior que um mero time, é paixão, amor, religião, devoção. E tenho orgulho de ser alvinegra, e maloqueira e sofredora, pq mesmo na tristeza, a glória, a história e tudo que envolve o Corinthians é maior! =)

    ResponderExcluir